Visualizações de página do mês passado

domingo, 23 de outubro de 2011

SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMATICA NA ENFERMAGEM.POR MICHELLE COUTINHO

 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
TRABALHO DE INFORMATICA
ALINE CEZAR DA SILVA
BRENDA DA SILVA
ERICA CAMPOS
FRANCIELE MENDONÇA
MICHELLE COUTINHO
WLADIMIR CIRINO
CAMILA ROCHA
DAYANE HENRIQUE
RIO DE JANEIRO
1º SEMESTRE DE 2011
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
TRABALHO DE INFORMÁTICA
ALINE CEZAR DA SILVA
BRENDA DA SILVA
ERICA CAMPOS
FRANCIELE MENDONÇA
MICHELLE COUTINHO
WLADIMIR CIRINO
CAMILA ROCHA
DAYANE HENRIQUE

TRABALHO APRESENTADO PELOS
ALUNOS ACIMA CITADOS, EM CUMPRIMENTO
ÀS EXIGÊNCIAS PARA AVALIAÇÃO
DA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA,
SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFª.
BIANCA DARGAN
















RIO DE JANEIRO
1º SEMESTRE DE 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................................4
RESUMO.............................................................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................8
REFERÊNCIAS....................................................................................................................9
INTRODUÇÃO






Trabalho realizado por todos componentes do grupo, trata-se de um resumo do livro INFORMÁTICA NA ENFERMAGEM do II Capitulo que o assunto fala sobre a SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMATICA NA ENFERMAGEM. Ao lermos esse capitulo vimos qual é a importância de cada enfermeiro saber um pouco de informática, pois acaba sendo um diferencial entre os demais da área.






SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NA ENFERMAGEM
(RESUMO)
O texto o qual realizaremos a leitura faz notório e ressalta a importância do enfermeiro não só na assistência para com o paciente, mas também nos assuntos administrativos e possuir conhecimento nas melhorias nos setores o que logo promoveria melhorias também diretamente ao paciente.
Destaca-se a relevância da informatização, mesmo que haja mudanças que resultem em ações satisfatórias para equipe.
Vemos que com novas implantações, existe a necessidade de treinamento para equipe, onde a mesma se sentirá hábil, confiante, evitando futuros transtornos, não haja insegurança.
Sabemos da dificuldade de moldar o comportamento humano, mas o texto mostra que o enfermeiro é mediador e o responsável pelos processos que envolvem mudanças no trabalho e rotina da equipe, ou seja, ele é o responsável pelas ações e atitudes dos membros de sua equipe e pela otimização e serviço prestado para promover o bem estar e recuperação do paciente.
A equipe de enfermagem atua diretamente com relação à recuperação do paciente, devido a maior permanência, logo se exige preparo profissional, um profissional atento.
Quanto ao processo de informatização, vemos que contribui de maneira significativa, nos processos de documentação dos procedimentos de enfermagem, o que dá clareza e acesso a outros setores, pois no hospital têm-se uma equipe multidisciplinar e com a informatização facilita outras equipes competentes à terem acesso às informações do paciente, tais como nutrição, farmácia, fisioterapia, entre outros.
Logo a enfermagem delegará a função burocrática a uma pessoa da equipe, pois a equipe deve sempre colocar em primeiro plano o cuidado para com o paciente e não a atividade burocrática.
Os profissionais de enfermagem obtêm oportunidades de crescimento profissional com a informatização hospitalar, podendo virar uma especialização, pois há no país alguns cursos de extensão universitária ou até pós-graduação na área de informática.
Vemos atualmente que o uso da tecnologia da informática é uma realidade em todas as áreas do conhecimento humano, onde na enfermagem; recorre-se a esta para incrementar a produtividade e a qualidade; para agregar e analisar as informações de importância para o desempenho eficiente de suas funções.
Com a informatização, deu-se um suporte para a facilidade de armazenamento de informações e documentos.
Logo, vemos a enfermagem com papel imprescindível no sistema de informatização, devido à atuação direta, ter as informações sobre-o paciente, oferece assistência integral, o que evidencia o importante papel do enfermeiro mediante a implantação dos sistemas de informação hospitalar.
Pois segundo SIMPSON (1992), se a enfermagem não participar diretamente do processo de informatização hospitalar, todas as instituição hospitalar sofre conseqüência, pois a mesma por possuir maiores informações a respeito do paciente e do sistema hospitalar por terem atuação direta, devem está envolvido desde o inicio da informatização hospitalar até a sua implantação, o que o favorece elaborar o fluxo de informações, por possuir o maior e mais próximo contato com o paciente.
Com isso, mediante a leitura percebemos que o enfermeiro é o ponto central da rede de trabalho, visando desde o paciente até os processos e métodos da promoção e prestação de cuidados.
Desta maneira o enfermeiro é comunicador, coordenador e intermediados, ou seja, ele passa informações, interage com a equipe multidisciplinar, coordena a equipe em relação ao atendimento prestado para o paciente e planeja métodos de promoção a saúde e bem estar do paciente, de maneira satisfatória para os membros da equipe.
Vislumbra-se então a grande importância da enfermagem não só nos cuidados para com o paciente, como também nos sistemas de gestão, informatização, o que oferece aos profissionais, novo campo de trabalho, nova especialização, onde ele irá atuar desde a promoção da saúde do paciente ao planejamento, sistematização, coordenação de equipe, informatização, entre outros.
Faz-se necessário ao enfermeiro, ao planejar implantar algum método, o treinamento para sua equipe, pois a implementação de novo método deve ser significativa e satisfatória para toda a equipe.
O enfermeiro em sua formação profissional desenvolve o saber em vários aspectos e com a informática têm facilidade de gerenciar e comunicação com as demais equipes, logo que a informática é uma realidade atual em todas as áreas de conhecimento.
Há profissionais na área de saúde, que não ficam ou demonstram estarem satisfeitos, perante a informatização, mesmo tendo o treinamento como recurso hábil, mas aqueles que dominam o conhecimento têm maiores chances de executarem ações com eficiência e maiores oportunidades profissionais.
Para uma rede hospitalar o acesso à informatização é um recurso de grande importância, pois com o grande fluxo de atendimento, facilita o armazenamento de informações, pois no sistema há toda a informação sobre o determinado paciente, desde sua data e hora de entrada ao hospital á medicamentos administrados para o mesmo; suponhamos um hospital com 200 atendimentos diários, no computador você digita o nome do paciente e todas as informações sobre o mesmo aparece e é disponibilizado, imagine isso realizado de forma manuscrita, e ter de procurar a informação de um paciente, dentre 200.
Vemos então a grande importância da enfermagem e que sua área de atuação não se restringe à beira do leito, que o enfermeiro pode planejar métodos que beneficia com eficiência não só o paciente, mas que contribua também para a gestão hospitalar.









CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao lermos esse capítulo vimos a importância de todos os enfermeiro saberem um pouco de informática, pois auxilia o melhor atendimento de seu paciente e até mesmo ajuda no trabalho da equipe por um todo.











REFERÊNCIAS
HEIMARS.MARIN – INFORMATICA EM INFERMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário