Visualizações de página do mês passado

domingo, 23 de outubro de 2011

SISTEMA DE APOIO A DECISAO POR DNA IEDA.

 

  
Resumo do texto “Sistema de apoio à decisão”, do livro Marin, Heimar F. Informática em enfermagem. São Paulo: EPU, 1995, elaborado pelas alunas:

 Dayane Pereira,
Fabiana da Silva Hermínio,
 Ieda Vieira Franco Thomé,
 Maria de Jesus Jorge,
 Monique da Conceição dos Santos,
 Paula Roberta Freitas
 Priscila Gabriela Santos de Oliveira,


 do 4º período, do Curso de Enfermagem,
turma 3042, na disciplina Informática em Enfermagem,
da FIJ, tendo como orientadora a
Professora Bianca Dargam.







Rio de Janeiro,2011.



INTRODUÇÃO:
Desde o término da segunda guerra mundial, pesquisadores tentam desenvolver técnicas que permitam que os computadores atuem de maneira, cada vez mais semelhantes aos seres humanos. Com a união desses esforços foi formada uma Inteligência Artificial. A Inteligência Artificial é definida como um ramo da informática que auxilia o ser humano nas tarefas diárias e são capazes de desempenhar trabalhos normalmente associados ao comportamento humano, sem intervenção humana. Antes o computador era usado, apenas, para tarefas repetitivas e bem definidas, mas, hoje, serve como ferramenta de apoio, inclusive encontrando soluções inteligentes para os problemas, utilizando-se de uma base de conhecimentos sobre determinado assunto.

RESUMO
O sistema de apoio à decisão foi designado para auxiliar o profissional de saúde a tomar decisões clínicas, oferecendo-lhe suporte que irá ajudar no diagnóstico de enfermagem. Este sistema é dotado de inteligência artificial, que se alimenta através de um banco de dados, onde estão armazenadas informações provenientes de experiências anteriores. Basicamente, é composta de: denominação do problema, discriminação do problema, enumeração do tipo de paciente com maior chance de ter o problema, descrição da ação de enfermagem, indicações, contra-indicação, freqüência e limites da ação, referencias bibliográficas complementares e informações úteis para o atendimento do problema de enfermagem.
O campo da informática vem crescendo e tendo grande importância perante o meio científico e comercial, porém, nada poderá superar a capacidade humana e tudo o que é construído por ela, incluindo o relacionamento profissional/paciente. A enfermagem e a informática devem andar juntas, pois uma depende da outra.
Existem também outros programas, que ainda em estão em fase de elaboração e testes de validação. O Sistema de Apoio à Decisão em Assistência Pré-Natal Normal, por exemplo, vai sendo gerado, armazenando todas as informações provenientes de consultas, para fornecer ao profissional um acompanhamento da paciente durante todo o período gestacional. Este acompanhamento identifica sinais e sintomas de risco, solicita exames que julgar necessários, controla o ganho ponderal e crescimento fetal intra-útero além de gerar uma lista de diagnósticos, orientações às gestantes, recomendações e encaminhamentos acompanhados de lembretes e aconselhamentos. È um instrumento muito útil para o profissional de saúde.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao mesmo tempo que é decifrada a inteligência humana, as pesquisas na área da informática buscam tornar o computador mais inteligente para auxiliar o homem. Embora já se saiba que a inteligência humana é uma função extremamente complexa, já se conhece o suficiente para fazer suposições sobre a forma de pensar humana. Esta forma de pensar é dividida em etapas e projetada em programas de computador para que ele consiga simular a atuação do ser humano. Desta forma, ficamos a pensar: até onde pode chegar a inteligência artificial? Cabe-nos esperar que, independente dos caminhos que a inteligência artificial sigam, eles sejam guiados pela ética e bom senso.





BÍBLIOGRAFIA.

 Marin, Heimar F. Informática em enfermagem. São Paulo: EPU, 1995,

Nenhum comentário:

Postar um comentário