Visualizações de página do mês passado

domingo, 23 de outubro de 2011

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR por Fabrina de Souza Andrade Brandão.

 

FIJ - FACULDADES INTEGRADAS
DE JACAREPAGUÁ .
CURSO DE ENFERMAGEM .
TRABALHO DE INFORMÁTICA / RESUMO
CAP.02
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR
.
AUTORES:
FABRINA DE SOUZA ANDRADE BRANDÃO.







Rio de Janeiro,2011




“ Profissionais mais atualizados têm maior chance de executarem ações mais eficientes e com menor chance de erros no processo da tomada de decisão.”
Heimar de Fatima Marin .





Sistemas de informação hospitalar
Aqueles que mais acesso ou facilidade de acesso e uso da informação possuem
são os que mais facilmente conseguem obter as características representativas
do mundo evoluído e civilizado no ponto de vista tecnológico.
Profissionais mais atualizados têm maior chance de executarem ações mais eficientes e com menor chance de erros no processo da tomada de decisão.
O tempo empregado na recuperação de alguma informação pode significar,
por exemplo, uma queda na qualidade de atendimento ao paciente, ou pior,
Uma tomada de decisão relativa ao tratamento e assistência errônea e eficiente.
Vislumbrando esta realidade, muitos diretores de hospitais e equipes responsáveis passaram a investir seus esforços na tentativa de organizar este crescente aumento no volume de informações, facilitando assim o armazenamento e a recuperação de todos os dados administrativos e assistências da instituição, bem como os dados oriundos dos pacientes atendidos.
Assim, o computador iniciou sua participação dentro das instituições de saúde.
Esta atividade foi direcionada para atender aspectos administrativos e gerenciais, como folha de pagamento, escala de funcionários, controle de estoque etc.
As informações mais importantes a serem acessadas pelos administradores que devem estar disponíveis em um sistema são; quais tratamentos cirúrgicos oferecem melhores condições? Quantos leitos livres possui a entidade a cada dia?
Tais dados são gerados de múltiplas fontes e um sistema informatizado hospitalar deve estar desenvolvido para auxiliar os planejadores.
É ainda através da documentação que o profissional de enfermagem poderá constatar onde sua ação causou diferença.
observa-se ainda assim que, de modo geral, o termo Sistema de Informação Hospitalar é comumente usado em referência aos distintos tipos de sistemas de computadores usados no campo da saúde .
Os enfermeiros avaliam o estado de saúde dos pacientes, planejam a assistência e administram os tratamentos.
Os administradores determinam a equipe necessária, gerenciam e controlam os suprimentos e estabelecem os custos dos serviços prestados.
Atualmente, pode-se dizer que hospital não possui sistema informatizado é um hospital que oferece assistência de modo precário.



Tipos de sistemas arquitetura
Os primeiros sistemas de informação introduzidos nos hospitais foram desenvolvidos, usando-se um computador central localizado em um setor especial.
O mundo atual requer esta condição, no entanto, os primeiros sistemas desenvolvidos sob a metodologia da centralização tiveram sua importância e possibilitaram novos investimentos, mostrando resultados, principalmente no controle financeiro.
O módulo a ser desenvolvido e implantado seja ATA-ADMINISTRAÇÃO, TRANSFERÊNCIA E ALTA DO PACIENTE, sendo portanto considerado como coração do sistema. Este módulo deve conter elementos de informações sobre o paciente onde deverão ser armazenadas, registros clínicos, controle da farmácia, plano de cuidados em enfermagem, laboratório, nutrição, radiologia, cirurgia, controle gerencial e financeiro, distribuição de funcionários, escalas de plantão e outros.







BIBLIOGRÁFIA :
Marin, Heimar de Fátima. Informática em Enfermagem / Heimar F. Marin. São Paulo: EPU, 1995. Pág. 1 – 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário