Seja bem vindo!
Este cartão permitirá o benefício do desconto de 50% (cinquenta por cento) nas tarifas de transportes coletivos, aplicável exclusivamente às linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, em ônibus urbanos do tipo convencional, sem ar condicionado, regidos pela norma ABNT- NBR15.570.
O benefício do desconto de que trata esta Lei só poderá ser utilizado pelos estudantes, que se encontrem efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente, exclusivamente, nos seus deslocamentos – ida e volta - às suas respectivas instituições de ensino superior.
O benefício só poderá ser utilizado por seu beneficiário, sendo proibido transferi-lo a terceiros ou comercializá-lo.
Agendamento
Agende o comparecimento no posto de atendimento do BUC Universitário. A 1ª via é entregue gratuitamente ao próprio estudante, em 2 dias úteis, no mesmo local.
Atenção! O aluno que se cadastrou e não compareceu para retirar o cartão no posto da UERJ e da Barra da Tijuca, deve dirigir-se ao posto localizado no Terminal Rodoviário Américo Ayres, no Méier, com o documento de identificação original e Carteira de Identidade Estudantil original.
Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h30. Entrada pela rua Carolina Méier.
Uso
O cartão eletrônico é pessoal e intransferível. Cada estudante só poderá usufruir do benefício em no máximo duas meias passagens diárias, quarenta e quatro meias passagens por mês e quatrocentos e quarenta meias passagens de ônibus por ano.
Os estudantes que não utilizarem o limite citado não poderão transferir o saldo não utilizado para os meses subsequentes.
Para cada uma destas duas viagens diárias é permitido 1 (um) transbordo entre ônibus convencionais, sem ar condicionado, no período de até duas horas, com o benefício de débito de uma única tarifa.
Atenção! Este cartão eletrônico não estará disponível para uso nos finais de semana e feriados.
Quem tem direito?
Estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni – do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários das políticas públicas afirmativas.
Legislação
Conheça as leis que regulamentam o ProUni.- (121kb) - LEI N.º 5.266, DE 5 DE MAIO DE 2011.
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Dúvidas ????
1) O que é o Bilhete Único Carioca Universitário?
De acordo com a Lei 5.266, este cartão permitirá o benefício do desconto de 50% (cinqüenta por cento) nas tarifas de transportes coletivos por ônibus, aplicável somente às linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, operadas exclusivamente com ônibus urbanos do tipo convencional, sem ar condicionado, regidos pela norma ABNT- NBR 15.570. Pela tarifa de janeiro/2012, cada passagem custará R$ 1,37. Este cartão não poderá ser utilizado para viagens em trens, metrô, barcas e linhas Intermunicipais ou linhas municipais fora do município do Rio.
2) Quem tem direito ao cartão Bilhete Único Carioca Universitário?
Estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni – do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários das políticas públicas afirmativas. O benefício do desconto de que trata esta Lei só poderá ser utilizado pelos estudantes contemplados na legislação, que se encontrem efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente, exclusivamente, nos seus deslocamentos – ida e volta - às suas respectivas instituições de ensino superior. O benefício só poderá ser utilizado por seu beneficiário, sendo proibido transferi-lo a terceiros ou comercializá-lo.
3) Caso o aluno estude em mais de um curso com o benefício de cotas, terá direito a mais de um cartão?
Não. Mesmo que o aluno estude em cursos diferentes, com o benefício de cotas e/ou bolsa ProUni, terá direito a apenas 1 cartão.
4) Se o aluno já possuir um cartão Bilhete Único associado a seu CPF pode ter direito ao benefício do Bilhete Único Carioca Universitário?
É permitido que o estudante possua o CPF cadastrado no cartão Bilhete Único. Isto não impede a emissão do Bilhete Único Carioca Universitário, portanto o aluno poderá ter neste caso dois cartões associados a seu CPF como Bilhete Único.
5) Como funcionará o cartão?
O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário permitirá ao aluno até duas viagens por dia, com o desconto de 50% do valor da tarifa modal. Para cada uma destas duas viagens diárias é permitido 1 (um) transbordo entre ônibus convencional, sem ar condicionado, no período de até duas horas, com o benefício de débito de uma única tarifa.
6) Posso utilizar o Cartão Bilhete Único Carioca Universitário nos trens, barcas, metrô ou vans regularizadas?
Não. O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário não será aceito nos trens, barcas, metrô ou vans regularizadas.
7) Posso utilizar o Cartão Bilhete Único Carioca Universitário em linhas de ônibus intermunicipais?
Não. O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário não será aceito nas linhas de ônibus intermuniciais.
8) Posso utilizar o Cartão Bilhete Único Carioca Universitário para pagar passagem de ônibus em qualquer localidade?
Não. O Cartão Bilhete Único Carioca Universitário é aceito somente nas linhas municipais da cidade do Rio de Janeiro, operadas exclusivamente com ônibus urbanos do tipo convencional, sem ar condicionado.
9) Posso utilizar o cartão nos finais de semana e feriados?
Não! Este cartão eletrônico não estará disponível para uso nos finais de semana e feriados nacionais, estaduais e municipais.
10) Como funcionará o limite de uso do cartão?
- 2 viagens por dia
- 44 viagens ao mês
- 440 viagens ao ano
Os estudantes que não utilizarem o limite citado não poderão transferir o saldo não utilizado para os meses subseqüentes.
11) Meu cartão já vem com crédito?
Não. O cartão Bilhete Único Carioca Universitário é entregue ao estudante sem valor pré-carregado. Após o cadastramento, uma senha será enviada para o e-mail cadastrado possibilitando a realização de compra de créditos pelo site www.cartaoriocard.com.br. Obrigatoriamente o estudante deve possuir e-mail. Se ele possuir cadastro de comprador pessoa física, de algum cartão RioCard, deverá utilizar o mesmo e-mail.
12) O cartão Bilhete Único Carioca Universitário é pago?
A primeira via é gratuita. Em caso de perda ou roubo, deve ser solicitada 2ª via através do site, devendo ser pago o valor de R$ 15,00.
13) A partir de quando poderei utilizar o cartão Bilhete Único Carioca Universitário?
O cartão não poderá ser utilizado antes do dia 1º de agosto de 2011, mesmo que o estudante adquira créditos com antecedência.
14) Como poderei me cadastrar para ter direito ao Bilhete Único Carioca Universitário?
Você deverá acessar o site www.cartaoriocard.com.br/prouni e fazer uma busca de seu cadastro, em nossa base de dados, inicialmente pelo CPF. Utilize a opção Agendamento.
ALUNO BOLSISTA: Após realizar a busca por CPF será apresentada a mensagem "Se você é aluno do PROUNI, clique aqui para completar seu cadastro". Preencha todos os dados solicitados.
ALUNO COTISTA: Se o cadastro não for localizado pelo CPF, ou o nome estiver divergente, faça uma busca avançada pelo seu nome completo, nome completo da mãe e nascimento. Se o cadastro não for localizado, solicite à sua instituição de ensino o envio dos dados à RioCard.
Após confirmar este pré-cadastro será possível efetuar o agendamento. O atendimento é realizado nos postos localizados nos bairros de Copacabana e Méier, de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.
O aluno deverá comparecer na data e hora agendadas, levando a documentação necessária.
15) É permitido o aluno possuir outro cartão de gratuidade além do Bilhete Único Carioca Universitário?
Sim. É permitido ao usuário possuir qualquer outro cartão gratuidade, exceto o RioCard Escolar e o Conexão Educação.
16) É permitido ao aluno alterar o seu cadastro no site?
Qualquer correção só poderá ser efetuada no posto de atendimento, de acordo com a documentação que será apresentada.
EXCLUSIVO PARA ALUNOS COTISTAS: Se a instituição de ensino estiver divergente com o comprovante de matrícula, o cadastro não poderá ser efetuado. O aluno deverá dirigir-se à instituição de ensino atual para regularização.
17) Quais são os documentos obrigatórios para o cadastramento?
Somente o próprio poderá comparecer no local. Os documentos obrigatórios a serem apresentados, conforme definição na lei, são:
- Identidade original;
- CPF original;
- Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone fixo). Não precisa estar em seu nome;
- Comprovante de matrícula original, de 2011;
- Carteira de Identidade Estudantil – CIE, emitida pela União Nacional dos Estudantes – UNE ou pela União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro – UEE-RJ;
- E-mail (deverá ser o mesmo de comprador pessoa física, caso o possua).
NÃO SERÁ ACEITA CÓPIA DE DOCUMENTAÇÃO.
Esclarecemos que a exigência da apresentação da Carteira de Identidade Estudantil, bem como dos demais documentos, atende à legislação (RESOLUÇÃO SMTR Nº 2116, de 30 de junho de 2011, Artigo 2º). Caso ainda não possua a carteira, o cadastro poderá ser efetuado mediante o protocolo de requerimento da mesma, mas a entrega do cartão BUC Universitário só será realizada com apresentação da Carteira de Identidade Estudantil original.
EXCLUSIVO PARA ALUNOS BOLSISTAS DO PROUNI: Deve ser apresentada no posto a declaração de condição de bolsista ProUni, original e cópia, emitida e assinada pela instituição de ensino.
Se um dos documentos não for apresentado, o cadastramento não poderá ser realizado.
18) O que ocorre se eu não puder comparecer no posto na data marcada para realizar meu atendimento?
Se o aluno não comparecer na data marcada deverá reagendar. Este reagendamento estará disponível no sitewww.cartaoriocard.com.br/prouni a qualquer momento, podendo ser selecionado outro posto.
19) Como retiro o meu cartão Bilhete Único Carioca Universitário?
No dia do atendimento para cadastro o aluno receberá um protocolo informando a data de retorno para a retirada do cartão impresso, que é de 2 dias úteis.
Caso o aluno não retire o cartão até a data de 12/9, no posto da UERJ, deverá se dirigir ao posto localizado no Terminal Américo Ayres, no Méier, a partir de 16/9. A entrega do cartão será efetuada de 2ª a 6ª feira, de 9h às 18h.
Ao receber o cartão, o aluno deverá assinar o recibo de entrega. Será realizada somente para o próprio mediante apresentação da carteira de identidade original e Carteira de Identidade Estudantil - CIE, emitida pela UNE ou pela UEE-RJ.
20) Como proceder em caso de perda, roubo ou avaria?
Você deverá cancelar o cartão via site e solicitar a segunda via. Não exponha o cartão ao calor, não dobre nem amasse. Em caso de solicitação de 2ª. via, o aluno deverá pagar o valor de R$15,00 referente ao custo do cartão cancelado.
Atenção! Quando o cartão for cancelado automaticamente pelo sistema ou quando o estudante perder o direito ao PROUNI mediante solicitação da secretaria municipal de transportes - SMTR, NÃO será possível solicitar nova via pelo site.
21) Poderei alterar meus dados de cadastro?
O comprador receberá a senha gerada por email. Quando o estudante entrar com o login no site, ele poderá alterar os dados cadastrais do comprador, mas não poderá alterar nenhum dado cadastral do usuário gerado automaticamente pelo sistema. Em caso de alteração do nome por outro motivo, como casamento, será necessário que o usuário solicite a emissão de 2ª via com o nome atualizado.
22) O que ocorre em caso de conclusão de curso?
A secretaria apresentará nova lista de beneficiados e o sistema executará o cancelamento dos cartões que perderem o direito.
23) Como proceder em caso de mau funcionamento do cartão?
Em caso de mau funcionamento procure uma Loja RioCard.
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